A conscientização é uma das marcas da administração municipal de Nova Alvorada do Sul , por este motivo, as campanhas de saúde com dicas de cuidados e prevenção,movimentam um dos municípios que mais cresce no estado.
Desde o dia 29, a população notou que a cidade ganhou laços vermelhos, no hospital Francisca Ortega e na prefeitura. O mesmo é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids, tendo como objetivo conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/AIDS e divulgar as necessidades dos que vivem com a doença.
De acordo com a secretária de saúde Fabiana Amaral além da colocação do laço, haverá blitz em diversos pontos da cidade com entrega de preservativos e folhetos explicativos.
“Estas ações só comprovam a constante preocupação da administração municipal com o bem estar da população, em especial com as questões relacionadas à saúde publica”, destacou a secretária.
“O dia 1º de dezembro significa a luta contra a AIDS e principalmente, a luta contra o preconceito para com os portadores de HIV, nossa administração também está engajada na luta contra a AIDS”, informou o prefeito Arlei Barbosa.
O Laço Vermelho foi criado em 1991 pela Convenção dos Artistas “Visual AIDS”, em Nova York, inspirado nas faixas amarelas que condecoravam aos veteranos da guerra do Golfo. A cor vermelha expressa uma relação com o sangue e com o amor, relacionados à infecção pelo HIV. Ele foi criado como forma de homenagear os mortos pela doença e também para ajudar na conscientização sobre a seriedade da epidemia.
Fonte: Jornal Rio Brilhante